Museu de Grandes Novidades

– “O inverno chegou! Que lindo!”, um grupo de pessoas eufóricas exclama ao sair de um dos desfiles que aconteceram no Museu Oscar Niemeyer, o MON, entre os dias 16 e 22 de abril.

– “O inverno chegou! Que saco!”, o mesmo grupo (agora de pessoas batendo os dentes) amaldiçoa o tempo instável da cidade e o despreparo no kit de sobrevivência, que não contava nem com um casaquinho.

Como podem ver, as opiniões são realmente muito distantes entre os curitibanos. Trata-se de uma população localizada a quase mil metros de altura do mar e imersa num clima suptropical de altitude, polarizada entre adeptos da praia e amantes de folhas de outono.

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Formado por profissionais ligados ao fabuloso mercado das novidades, o coletivo Curitiba LAB Moda empenhou-se para fazer caber cerca de 50 criadores em 2 passarelas, sejam eles firmados na economia ou apenas estudantes que despejam o DNA livremente, sem as barreiras do lucro ou da sobrevivência. A 3ª edição da Semana de Moda de Curitiba (SMCWB) conquistou uma das laterais do Olho de Niemeyer, por assim dizer. Conquistou movimento no cenário. Só não conquistou o gramado que foi habitado por blogueiras diversas, parecidas com os habitantes de uma terra vizinha à do Instagram. Dentro do MON, a programação incluía também as apresentações de dança de 4 companhias (embalada na Bienal da Dança acontecendo agora de 22 a 29 de abril), 23 bandas da cidade e mais estandes do comércio glocal e instituições nacionais, patrocinadoras ou colaboradoras do evento. Paralelo aos acontecimentos, a FNAC do Park Shopping Barigui recebia o Fórum de Criatividade.

O pensamento e a execução dos artifícios da moda paranaense para este inverno não são nem um pouco rígidos. Formas soltas, porém aconchegantes. Camisas, saias longas. Alfaiataria. Os materiais já conhecidos para a temporada/batalha do inverno: veludo, tricot, lã, seda, algodão cru, couro, jeans, malha, rendas, transparências, paetês e tafetá. Inspirações? As mais diversas… Art-Decò, Opera House de Sydney, Op Art, Graffiti, Pixo, Anos 20, 60, 80, 90…

Roupas feitas a partir de guarda-chuvas da Renata Luciana, conversando com a cidade e seus terminais de ônibus. As roupas visualmente comestíveis e tingidas com pinhão e cacau da Chocolateria, trazendo o universo do ballet moderno nas garotas abraçadas em X por tecidos macios. Roupas da Soraya da Piedade estruturadas em preto, branco e vermelho que comoveram os corações embrutecidos pelo concreto. Bravo! O conceito do Steam Punk, injetando aventura, anarquismo e futurismo, tornando nítida a impressão de um mundo escrito por Júlio Verne. As roupas prontas para o mercado, como a mini-coleção de underwear da Perseke. Os sapatos desenhados por Juliana Hess para a Maribella. A performance da Agente Costura, com psicodelia na medida e roupas de brechó que ganham novas formas com a máquina de costura de Lisa Simpson. A mistura de materiais da Canalli resultando em peças atemporais, vindas de um patchwork legitimado curitibano. A mulher da Novo Louvre, contemporânea, fluida e antenada.

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No mesmo espaço onde tudo isso aconteceu, também teve fim a exposição “Os Caprichos de Goya”, com 80 gravuras do espanhol produzidas no final do século XVIII. Durante a visita “carregada”, Goya lança uma exclamação: O que não faz um alfaiate! … É de se pensar. Oras, ele personaliza os tecidos, adequa as formas e cores ao pensamento do cliente. Na prática, um personal-personalidade. É isso que a Semana de Moda provou: temos liberdade para representar. A 3ª SMCWB deixa expectativas para a próxima edição. Agora que garantiu um espaço na agenda, queremos provar de novo o sentimento das novidades daqui.

52. O que não faz um alfaiate!

Aos navegantes, até a próxima!

E um grande Parabéns aos envolvidos.

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