Diversidade Vintage: evento da Galeria Lúdica une várias marcas e promove o garimpo

Reportagem: Bruna Moraes, Danah Way,
João Paulo e Shao Tsai
Edição: Hellen Albuquerque

A Galeria Lúdica realizou em abril a primeira edição do Mercado Vintage, evento no qual diversas marcas alternativas disputaram a atenção e os bolsos do público curitibano.

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Dentre as personalidades presentes, estava a DJ Sandra Carraro, que ofereceu ao evento um toque íntimo da sua história, trouxe roupas e sapatos do seu próprio guarda roupa. De personalidade forte e influente, Sandra fez seu próprio marketing e incluiu histórias pessoais na argumentação de venda. “Algumas coisas eu trouxe do tempo em que morei em Nova York e de viagens que fiz, mas também tenho peças que eram da minha madrinha, que recebi de herança.”

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Foto: reprodução

Sobre seus critérios de escolha das peças que seriam expostas no evento, foi direta e clara “Escolhi de acordo com a qualidade, porque trapo a gente usa para limpar o chão”. Destacou a versatilidade das roupas, que segundo ela, podem ser usadas tanto em eventos, como em ocasiões não tão formais.

A única objeção de Sandra sobre o evento foi a desorganização que, aliás, foi notada por todos, “A maioria das pessoas não sabe o método, pegam as roupas vão provar e depois deixam em qualquer lugar”. Apesar disso a galeria estava lotada não só de compradores interessados, mas também peças inspiradoras.

A Fu Chik ,  única grife especializada em acessórios presente no Mercado Vintage, apresenta produtos modernos confeccionados em pano artesanalmente como tiaras, toucas, lenços, brincos, enfeites para cabelo entre outros, que abrange o público masculino, feminino e infantil.

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A ideia surgiu há cinco anos atrás, quando Meroly, uma das proprietárias, confeccionou uma tiara em pano para si. “O produto ficou popular muito rápido, foi preciso que os acessórios se modernizassem, para atender o público”, comenta.

Um veterano no universo vintage em geral é Caca Brainta, que em 1999 transitou de um curso de moda para o consumo de brechó – estampas, modelagem, cores e texturas de tecidos inspiraram a compra de centenas de peças. Por conta do acúmulo, sua mãe passou a doá-las, então Caca as levou para o apartamento de uma amiga. Era habitual a curiosidade pelo conteúdo das caixas, e observando a qualidade das peças, foi sugerido que abrisse um brechó.

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Foto: Rodrigo Novack

A pesquisa de street style, assim como o critério pessoal, influenciam Caca e seu parceiro Jeferson no garimpo – do vintage ao rock, havendo abrangência de público. “O que conta, antes de mais nada, é o estilo”, declarou Caca.

O brechó busca arrematar o cenário, proporcionando peças que enfatizam o estilo próprio, a partir das possibilidades de combinação entre o datado e o contemporâneo. Caca Brainta é produtor de moda, portanto, enquanto auxilia o consumidor, também propõe ideias para uso das peças, numa espécie de consultoria.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Durante desfiles, a expressão “trincou minha cara” e o movimento em zê figuravam, logo, ao nomear seu brechó, Caca adotou-os para o seu empreendimento: Trinca Z. As araras de Caca e Jefe eram as mais movimentadas do evento.

A Co Create também expôs sua coleção na Galeria Lúdica, à frente da marca estão Felipe Pereira e seu sócio Luis Felipe, que inovam trazendo as tendências e criações próprias.

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Foto: Rodrigo Novack

Suas peças são exclusivas e para compor foram utilizados o jeans e malhas, assim havendo as customizações, trabalho feito manualmente rico em detalhes, ficando em destaque as tachas de diversos formatos, dando ao visual uma característica requinte. Seus preços são mais acessíveis direcionados aos curitibanos exigentes e com estilo.

Além das peças que são contemporâneas com marcas do estilo Grunge do final da década de 80, disponibiliza em sua pagina no facebook vários acessórios, dando dicas de moda e de como compor um look fashion dentro do seu padrão.

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