Quando uma modelo diz a verdade e a mídia se revolta

Reportagem e edição: Hellen Albuquerque

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Cameron Russell é modelo há 10 anos.

É angel da Victoria’s Secret e já desfilou para marcas como  Prada, Balmain e Louis Vuitton.

Ela é também acadêmica de economia e ciências políticas pela prestigiada Universidade de Columbia, em Nova York. E acredita que ser destemida, neste momento, é ser honesta.

Foi assim que ela iniciou sua palestra esclarecedora de 9 minutos no TEDx series of talks. Respondendo de uma forna nada usual as perguntas que sempre fazem às modelos. Segundo Cameron, ela teve sucesso nessa profissão por ter “ganhado na loteria genética” e ser “beneficiária de um legado”, legado este de opressão de raça e gênero. A beleza descrita é branca, magra, alta e esguia. Exatamente como Cameron é.

“Eu estou nesse palco, porque eu sou uma mulher branca e bonita, e na minha indústria nós chamamos isso de uma ‘garota sexy’”.

A Vogue é uma das principais publicações mundiais quando se trata de jornalismo de moda. Leitura obrigatória dos que aspiram em trabalhar na área, influencia diversas gerações, não apenas de compradores, mas como também de produtores do meio.  Na versão brasileira, da revista originalmente norte americana, a palestra dada por Cameron foi relatada com diversas descontextualizações, desmerecendo o relato da modelo e o chamando até mesmo de “infame”.

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A grande questão é: ela falou alguma mentira?

Infame é sinônimo de desacreditado, sem honra, irrelevante e indigno.

Quando alguém que apenas tem a ganhar com sua profissão admite que, na verdade, nada disso é justo lhe falta dignidade? Ao meu ver, continuamente intrometido, refletir sobre a sociedade em que se vive é um dos passos para que ela seja transformada.  Questionar, descordar e principalmente, alertar os que desconhecem as verdades sobre o assunto são ações daqueles que de alguma forma serão agentes transformadores em seu meio.

O jornalismo, ao menos na teoria, se personifica na busca pela verdade. Quando uma modelo diz a verdade e é a mídia quem se revolta, o que esta mídia está realmente buscando?

Você pode ler este e outros posts no Blog Indumentária. 

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